Vinho do porto um dos melhores vinhos para se tomar a bordo
O célebre almirante Nelson, vitorioso em Trafalgar, desenhou no mapa de bordo o plano da batalha com o dedo molhado em vinho do Porto. Um bom Porto é obrigação a bordo, tradição de séculos na marinha britânica. Até para isso foi criado o “shipdecanter”, um decantador de base larga e pesada, para não virar com o balanço das ondas.
O Vinho do Porto, em seus diversos tipos, é considerado a melhor opção para acompanhar um bom papo. Mas também é muito bom para acompanhar uma refeição ou sobremesa.
Refrescado, só, ou no famoso drink “PortTonic”, em copo grande com gelo, água tônica e um zest de cítrico ou hortelão Porto Branco é perfeito para os dias de sol, a bordo ou à beira mar.
Já um grande vintage, colheita ou de 20 anos acima, muito aromáticos e de extrema complexidade, são a bebida perfeita para conversas mais íntimas ou após refeições e mesmo a noite. Também o vinho perfeito para meditação, beber só pensando nas boas coisas da vida.
Outros tipos vão bem a qualquer hora, como bebida casual muito agradável e de bom gosto, universais muito estimulantes a qualquer hora e em qualquer ambiente.
Outra vantagem é estarem disponíveis em diversas faixas de preços. Desde cerca de R$ 100,00 a garrafa até inimagináveis cerca de US$ 6,000.00 (no exterior) a garrafa, no caso do raríssimo Noval Nacional Vintage1963 ou alguns milhares de dólares no caso das edições especiais de tawnies em torno de 100 ou mais anos.
Mesmo os mais simples são vinhos de qualidade diferenciada, em função do emprego de uvas superiores e dos vinhos resultantes. Primeira região demarcada do mundo, há mais de 250 anos, o controle de qualidade é rigoroso, feito pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP), com o conhecido selo comprobatório no gargalo.
O delicioso adocicado é totalmente natural, conferido pelo açúcar residual da própria uva que deixou de fermentar. A quantidade é pequena, cerca do equivalente a uma colher de chá de açúcar(5g) numa dose de Porto.
Principais tipos de Vinho do Porto
Obrigatoriamente proveniente de uva de parreiras dentro da região demarcada, castas portuguesas autorizadas e métodos certificados pelo IVDP, o vinho do Porto se apresenta em diversos tipos.
FAMILIA DOS RUBIS.
PORTO VINTAGE
O mais nobre (e caro) de todos. Reconhecidamente entre os melhores, mais sofisticados e desejados vinhos do mundo. Provém de uma única safra de reconhecida qualidade, e da seleção das melhores uvas. Encorpado, encanta pelos aromas sofisticados, estimulantes e diversificados. Possui paladar muito intenso e refinado.. Estagia em pipas de madeira usada (não marca o vinho) de cerca de 550 l.São engarrafados entre o segundo e terceiro ano, mas levam entre 15 a 50 anos para alcançar todo o seu potencial. Onde podem se manter gloriosamente até mais de 100 anos, nos melhores exemplares. Precisa atingir nota mínima de 9 em 10 pela Câmara dos Provadores do IVDP
PORTO LBV
Abreviatura de Late BottledVintage, LBV denominação dada a um tipo lembra o Porto Vintage jovem, mas engarrafado tardiamente, após cerca de 4 a 6 anos, já pronto para ser bebido. Exala um voluptuoso frutado, fresco e refinado, muito bem perfumado. Seu custo é bem menor do que o de um Vintage e tem qualidade elevada. Precisa atingir nota mínima de 8 em 10 pela Câmara dos Provadores do IVDP.
PORTORUBY
Engarrafado e pronto a beber após estágio de até 3 anos. Jovial, casual e de custo bem acessível. Marcado pelo frutado jovem e aromático, muito atraente, companheiro de todo dia. Resiste bem na garrafa por muitos anos, sem grandes alterações. Sempre bom, melhor ainda mais novo. Não tem safra, é lote de diversas colheitas selecionadas.
FAMILIA DOS ALOIRADOS (tawnies)
PORTO TAWNY
Como o Ruby, engarrafado cedo, até 3 anos de estágio. Trem cor mais aloirada e menos retinta que o Ruby. Sua leveza e elegância derivam da menor extração de cor, bem como uma breve oxidação sadia, que traz algumas nuances a frutos secos e amendoado. Os Franceses consideram o Porto Tawny como o perfeito aperitivo e consomem milhares de caixas deste vinho por ano. Atualmente, junto com seus irmãos de gamas mais alta, com indicação de idade ou colheitas, os tawnies tem crescido amplamente no gosto dos consumidores em todo mundo.
PORTO COM INDICAÇÃO DE IDADE.
São os 10, 20, 30, 40, 50 e 80 anos e os VVO (acima de 80 anos). Provenientes de lotes de vinhos de diversas idades, que dão um padrão, atestado pelos provadores do IVDP, equivalente ao de vinhos envelhecidos nas adegas pelo respectivo tempo. Devem ter nota mínima de 8 em 10 (até o 50 anos) e de 9 em 10 (80 e VVO), da Câmara de Provadores IVDP. Possuem qualidade superior e muito especial, pois para envelhecer e ganhar atributos por tanto tempo, os vinhos base devem ser da mais alta qualidade.Pouco mudam na garrafa e vivem décadas.
PORTO COLHEITA
Elaborados com uvas selecionadas entre as melhores de uma só safra, são estagiados por pelo menos 7 anos em pipas de madeira usada antes do engarrafamento. Cor aloirada que tende a clarear com a idade em garrafa. Excepcionais, grandes vinhos, com aromas e sabores de frutos secos, especiarias e muitas nuances surpreendentes. Engarrafados prontos a beber, duram muitos e muitos anos em garrafa, até 100 ou mais anos em casos especiais. Evoluem pouco e muito lentamente na garrafa. Nota mínina de 8 em 10 pela Câmara dos Provadores do IVDP
Outros tipos de Porto :
Reserva Ruby, Reserva Tawnye Reserva Branco
São os Rubies, Tawnies e Brancos de categoria superior, estagiados pelo menos 6 anos, sendo em madeira para os tawnies e brancos. Possuem qualidade distinta e elevada, devendo atingir o mínimo de 7 em 10 pontos pela Câmara de Provadores do IVDP.
COMO SERVIR UM VINHO DO PORTO.
A temperatura ideal de serviço é de cerca de16ºC a 18ºC para os rubies (Ruby, Reserva, LBV e Vintage); 14ºC a 16ºC para os tawnies (Tawny, Indicação de Idade e Colheitas); 10 a 12ºC um copo de vinho branco não muito volumoso, neste último caso especialmente indicado para grandes vintages e tawnies com 20 ou mais anos.
.
PORTO – BRANCO
Destinados e beber jovem, podem ser extra secos, secos, meio secos ,doces e lágrimas.Joviais, frutados e de bons aromas, os estilos variam muito de produtor a produtor e mesmo dentro das diversas gamas de cada produtor. Especiais e de categoria superior, os brancos engarrafados após estágio de muitos anos em madeira, de cor dourada e bastante sofisticados.
O Porto Branco, transparente e claro, é elaborado a partir de castas brancas, seguindo o mesmo processo de vinificação do Porto tinto.
Podem ser bebidos puros, mas comumente são servidos como aperitivos em locais quentes em copos maiores, com muito gelo e com club soda ou água- Tônica guarnecidos com uma rodela de limão ou laranja.
PORTO – ROSE.
De cor dentro das nuances do rosé. Criação recente, o mais tipo novo da família. Simples e descomplicado, mais leve e marcado a fruta vermelha. Para beber bem fresco ou com pedras de gelo. Muito utilizado em diversos cocktais.
Aqui em Angra dos Reis encontramos nas lojas especializada quase todos os tipos de Vinho do Porto citados acima nos supermercados geralmente s;o encontramos os rubis e Tawnys por serem os mais baratos.
Algumas lojas especializadas de Angra:
– Fradega – no shopping do Hotel Fasano.
– Rei da Resenha – Vila do Frade
Alguns supermercados de Angra:
– Zona Sul – localizado no Shopping Piratas.
– Don Atacadista – balneário e japuiba
– Rede Market – Centro, Balneario e vários outros bairros de Angra.
– Tatais – localizado na Japuíba perto do aeroporto
Se você nunca experimentou um Vinho do Porto, vale a pena conhecê-lo, com certeza nunca mais vai deixar de saboreá-los.OBS: Texto baseado em folder elaborado pelo Instituto do Vinho do Porto.










